A edição desta quarta-feira de “O Globo” prevê o fim da utopia verde com o fracasso de Nagoia.COP 10, extinção e pau pequeno (2)
- Atualmente existem oficialmente 247 desse tipo de fazendas, mantendo em torno de 7 mil ursos. O número de ursos na natureza não chega a 20 mil.
Mas mesmo que cada chinês fosse convertido de uma hora para outra a seguidor de São Francisco de Assis e largasse mão de suas práticas tão seculares quanto brutais e inócuas, ainda assim centenas de espécies continuariam seriamente ameaçadas e seu futuro comprometido no curto prazo.
No exato momento em que desenvolvo este artigo, por exemplo, os cerca de 8 mil representantes das delegações de 192 países reunidos em Nagoia, Japão, na 10ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP 10), dividem-se entre nações ricas e em desenvolvimento e disputam a primazia de inviabilizar aquele que pode ser o último suspiro da proteção de centenas de espécies ameaçadas de extinção.
De acordo com estudo publicado nesta semana pela “Science”, quase um quinto de todas as espécies conhecidas de vertebrados são hoje classificadas como “ameaçadas” pela União Mundial para a Conservação da Natureza. As perdas poderão ser 20% maiores se não houver iniciativas para proteger determinadas espécies.
A oportunidade aberta pela COP 10 parece ter ido para o ralo. A edição desta quarta-feira de “O Globo” prevê o fim da utopia verde com o fracasso de Nagoia. Se a maioria das nações do planeta não consegue dar respostas à preservação das espécies como exigir proteger tigres, ursos e rinocerontes da ameaça do pau pequeno chinês?
Maninho Pacheco
Saudações ecolibertárias
PARA MIM OS ANIMAIS IMPORTAM
twitter: @ManinhoPacheco
maninho.pacheco@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário