Visite o site Don Oleari Ponto Com!

Seguidores

21 de outubro de 2010

Direitos dos Animais - por Maninho Pacheco


Blogui Don Oleari apresenta sua nova coluna e novo colaborador: Direitos dos Animais, por Maninho Pacheco (foto), jornalista, ativista batalhador em defesa dos bichos. Acompanhem hoje em várias postagens a sequência do primeiro trabalho de Maninho Pacheco aqui no BDO. Ele vai passar a fazer também uma participação no Clube da Boa Música, 104.7, na Universitária fm,, o "Minuto dos Bichos".

Good morning Bagdá!

Leio que Robin Williams negocia estrear na Broadway, no primeiro semestre do ano que vem, com o papel principal de “Bengal Tiger at the Baghdad Zoo”, atualmente em cartaz em Los Angeles. Trata-se de uma peça de Rajiv Joseph, cujo texto concorre ao prêmio Pulitzer. A história retrata a invasão norte-americana no Iraque. Um dos personagens é um tigre do zoo da capital iraquiana que faz comentários cômicos sobre a situação no país. Robin Williams é um comediante. Interpretará o tigre que dá nome à peça. Good morning, Bagda!

A realidade dos fatos, entrementes, é mais sem graça. O jornalista Robert Fisk, do “The Independent”, foi correspondente em Bagdá. Poucos ocidentais conhecem melhor o Oriente Médio do que ele. Só Osama bin Laden, entrevistou por três vezes. Esteve há três anos na Flip, em Parati. Seu testemunho sobre a invasão norte-americana é atordoante. Foi Fisk quem nos relatou pela primeira vez o caso do tigre-de-Bengala.

A história é assim. Um grupo de tropas americanas entrou uma noite no zoo de Bagdá para uma pequena orgia. Devidamente encachaçados, acharam boa a ideia de afagar um tigre. Ou pelo menos um dos soldados achou a idéia genial. O tigre, naturalmente, tinha outros projetos em mente, deu vazão ao instinto e fincou-lhe as presas no braço. Leais, disciplinados e alcoolizados, os bons soldados descarregaram seus fuzis Bushmaster 5.56 no felino. O Alto Comando das Forças Armadas prometeu rigoroso inquérito para apurar os fatos. Algo como o nosso “doa a quem doer”. Good morning, Bagdá!

(Continua...)

Maninho Pacheco é jornalista e ativista dos direitos dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do Blog