Visite o site Don Oleari Ponto Com!

Seguidores

14 de janeiro de 2010

Ano de prometer e não cumprir

Enviado por Alencar Garcia de Freitas,
jornalista/radialista

De dois em dois anos as promessas políticas se repetem, mesmo os candidatos tendo consciência de que não poderão cumprir a maioria do que prometem. As anteriores foram municipais, as de agora são estaduais e federais.

O jornal A Gazeta está realizando, em boa hora, um importante trabalho de pesquisa em cima dos maiores municípios do Estado do Espírito Santo, com a finalidade de identificar o que os prefeitos eleitos prometeram, há um ano, no calor da campanha, e até que ponto estão cumprindo suas promessas.

O grande problema dos candidatos – a prefeito, a governador e a presidente, isso para ficarmos apenas nos executivos – é que, eleitos e empossados, no primeiro ano do mandato eles se ocupam apenas em reclamar contra os problemas que herdaram dos seus antecessores, mesmo que tenham sido lançados e apoiados por eles. Parece que é um meio de justificar a inapetência e a incapacidade para administrar a coisa pública, ou para trabalhar, digamos assim.

É raro aparecer um administrador que reconheça a competência de quem veio antes. Parece que quanto mais subestimar o antecessor tanto melhor para parecer melhor do que o outro.

Neste ano de eleições, no Estado e no Brasil, o que mais se vê nos discursos e nas propagandas - e olha que essas ainda não estão liberadas pela legislação eleitoral! –são promessas as mais estapafúrdias, que jamais serão cumpridas.

Temos sido recorrentes – e continuaremos sendo enquanto houver imprensa livre neste País – quanto à falta de consciência política do eleitorado brasileiro.

Os governantes continuam lançando pacotes e mais pacotes de “bondade” e um sem número de planos para alcançar ou pretendendo alcançar o eleitor e fazer dele a massa de manobra de que tanto necessitam para lhes garantir sucesso eleitoral. E o eleitor ignorante cai na lábia deles.

Infelizmente tudo faz crer que o eleitor vai continuar sendo enganado por muito tempo ainda pelos políticos populistas que veem na ignorância dele, eleitor, uma oportunidade excepcional para continuarem se mantendo no poder por muitos e muitos anos.

Talvez os nossos bisnetos venham a acordar a tempo, não se deixando enganar por muito mais tempo além do que temos sido enganados até aqui.

É uma vergonha nos deixarmos ser enganados, eleição após eleição, pela demagogia e as falsas promessas de políticos que não têm compromisso com o bem público. O compromisso deles é com eles mesmos e seus protegidos.

Alencar Garcia de Freitas é jornalista e radialista, atual secretário Executivo da Associação Comerical de Vitória/ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do Blog